Por que devo me preocupar com Embalagens?

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 A função da Embalagem

Existem diversas formas de impressionar o seu cliente, entre as mais tradicionais estão a boa educação, um ótimo sorriso, a simpatia em atender o seu cliente no atendimento presencial entre outras. Com a ascensão dos negócios não presenciais, tratados pela internet, telefone, mídia social surgiu-se uma necessidade maior de embalagens com design cada vez mais personalizado e apropriado ao seu produto, já que nesses canais de atendimento a embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. Se a embalagem não for apropriada e condizente com o produto, não chamar a atenção de quem compra, a chance do consumidor não perceber de verdade o seu produto é enorme. Além disso o design agrega valor aos produtos ao adequá-los de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e definir seu posicionamento correto no mercado. Estes valores podem ser emocionais, mas geram reflexos práticos bastante objetivos como percepção de funcionalidade, identidade, personalidade e, principalmente, fidelidade à marca.

Empresa e a Embalagem

Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos. A pesquisa mostrou ainda que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais atraente, bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova se a embalagem desta possuir tais características, já que isso está diretamente relacionado à valorização da auto-estima do consumidor. Mais recentemente, as pequenas e médias empresas também perceberam que podem e devem investir em design para serem competitivas. Mais do que isso, viram que design não é um serviço de luxo, ao contrário, trata-se de um serviço altamente especializado, com uma ótima relação custo x benefício e que pode ser facilmente incorporado ao seu cotidiano. Seja a empresa de grande, médio ou pequeno porte, no ponto-de-venda todas têm acesso ao consumidor e aquela que investe em design de embalagem tem mais condições de se destacar e se tornar uma marca vencedora.

[Dados da ABRE – Associação Brasileira de Embalagens]

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